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9.6.06

Matemática 'gentle and clean'

Um colega dinamarquês (Ole Skovsmose) que esteve em Lisboa ontem num Seminário sobre Competências Matemáticas questionou-me acerca da tradução mais correcta para Português da expressão 'gentle and clean' . Para além das minhas sugestões de tradução (destinadas à tradução para Português do livro Travelling Through Education: uncertainty, mathematics, responsibility da Editora Sense Publishers) ficou uma conversa bem interessante acerca do que a sobrevalorização da capacidade de regeneração e evolução económica e de bem estar causada pelo desenvolvimento da ciência (e, em particular, a matemática) e pela educação em ciência. E de verta forma muito associada a valores de neutralidade e de rigor.

"A ideologia da certeza designa uma atitude relativa à matemática. Refere-se a um respeito demasiado pelos números. Esta ideologia reclama que a matemática, mesmo quando é aplicada, dará origem a soluções correctas que são seguras por via da sua certeza matemática. A "certeza" da matemática (pura), seria de algum modo transferida para a "certeza" das soluções dos problemas. A matemática é assim entendida como a ferramenta adequada para resolver uma variedade de problemas quer do dia-a-dia quer de natureza tecnológica. Este princípio tem raízes óbvias numa corrente da filosofia da matemática mas também na matemática escolar (da sala de aula). A ideologia da certeza representa um elemento dogmático que é alimentado em geral pelo ensino da matemática, mas não (espera-se) por todas as suas formas". (Skovsmose, 2005, p.48, minha tradução).

Esta
reflexão sobre a ideologia da certeza e a realidade virtual criada com uma visão dogmática da realidade (uma 'fabricação' na terminologia de Goffman) assente em pressupostos rígidos acerca da bondade da matemática deve ser lida e discutida. E reflectir no que fazemos como educadores e professores de matemática nos dias de hoje.


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