jfm

25.4.06

Trilhos e sonhos...

Cheguei a Alice às cinco da manhã, com um cão, seis dólares e uma pequena mala de viagem cheia de roupas inadequadas. A brochura dizia: "Traga uma casaco de malha para as noites". Um vento gelado fazia rodopiar a poeira na plataforma e fiquei ali de pé, a tremer de frio, com um cão quentinho ao colo, perguntando a mim própria que loucura me havia trazido a esta estação sinistra e deserta nos confins do mundo. Virei-me contra o vento e vio contorno das montanhas para lá da cidade. Há alguns momentos na vida que são como eixos em torno dos quais a nossa existência gira.

E mais adiante:


Na Austrália, podemos andar durante meses sem encontrar um único ser humano. Milhares de quilómetros vazios de pegadas, libertos dos erros da História. Através da minha ligação aos seus habitantes originais, aprendera a ver esses desertos como um jardim – como o lar primordial do homem, antes da invenção do arado. Os trilhos dos antepassados tinham-nos cartografado, conferindo-lhes sentido, de tal maneira que, ainda que um indivíduo caminhasse para muito longe do seu local de origem, no mais profundo dos sentidos, essa pessoa estaria sempre em casa no mundo.


E segue assim Robyn Davidson no livro Trilhos que peguei esta noite para adormecer. Em vez de adormecer fui pelo deserto fora de novo com a Robyn, com uma força tremenda que me contagiou. Trilhos e sonhos.

PS: Encontrei por acaso um texto de Maria Eduarda Keating que coloca em contexto interessante os livros da Robyn Davidson ao falar da escrita como trajecto nómada.

3 Comments:

Blogger mada said...

Fizeste-me crescer água na boca com essa referência a um texto sobre os livros da Robyn... mas o link não funciona. Será que o consegues concertar????
E como me apetece cada vez mais assumir-me de facto nómada!

1:50 da manhã  
Blogger mada said...

já encontrei o texto da eduarda mas gosto bem mais da Robyn... e já agora acho que vou ver se me "perco" numa dessas boas viagens... que já vai sendo tmepo d eir mergulhar nos lençois...

1:58 da manhã  
Blogger mada said...

A propósito de trajectos nómadas e de viagens vai espreitar este link
http://lonelyplanet.com/experimentaltravel Talvez te inspire... e talvez seja desta!

2:18 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger