jfm

5.4.06

Se não sabe, porque é que pergunta?

João dos Santos tinha esta observação muito pertinente "Se não sabe, porque é que pergunta?" que encerra uma noção de conhecimento que partilho - não algo que corresponda a um estado mas como um processo - conhece-se conhecendo.
E é o carácter situado e parcial do conhecimento que é preciso analisar para reconhecer que as aprendizagens escolares são obviamente contextualizadas (na escola) e que é nesse sistema de actividade que as práticas (escolares) têm lugar - com todas as consequências que isso tem para as pessoas envolvidas (professores, alunos, pais, educadores, funcionários, Ministério da Educação, investigadores).
Estas questões do conhecimento e das formas como lidamos com o conhecimento, como o situamos, como o reconhecemos no nosso dia-a-dia, como o fabricamos, são questões que não são menores quando se pensa, e se aposta, na sociedade do conhecimento.

Nota: O direito à opinião é reconhecido a todos em todos os assuntos. Mas quando essas opiniões se tornam em autênticas confissões públicas de ignorância sobre matérias da educação - apresentadas com todas as certezas do mundo e soba capa de um cientismo de fragilidade notória - a situação torna-se confrangedora (veja-se os casos recentes de pelo menos um livro e vários artigos publicados em jornais de grande circulação a pretexto do "eduquês" como o demónio da educação em Portugal).

1 Comments:

Blogger mada said...

Mais uma vez fiquei curiosa não só sobre o conteúdo do post mas sobre a própria forma... Não é mania, mas o frame também faz parte do que se diz e por isso interrogo-me: "O que será que ele quer com esta de colocar uma nota a algo que é ele que escreve e que ainda por cima me parece que podiua ser integrado no próprio post? Ou será que não? Porquê?...

9:06 da tarde  

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